24 maio 2014

Projeto Formatura

#FicarMagrinha -só que não
Oi, princesos, tudo bom? Então, como deu para perceber pelo titulo, eu estou em ano de formatura e nunca estive tão oprimida com tantas obrigações de uma vez só, por isso eu resolvi organizar meus deveres e postar aqui para ajudar quem também está se sentindo pressionado.

Antes de tudo, faça algo que te relaxe: Ver um filme, ouvir uma musica Indie, sair pra passear com o cachorro, qualquer coisa que te faça sentir bem, e aproveite esse tempo para pensar no que está te desconfortando. Foi assim que eu consegui descobrir. No meu caso, o fato de ser uma das únicas pessoas da minha sala que faz alguma coisa, acabou me dando mais responsabilidades do que eu aguento. Infelizmente eu ainda não aprendi a dizer não a quem precisa de mim, e isso é algo que não dá para por em uma lista de organização. Vamos às que dão.


Estudar: Eu fiz um calendário de estudos junto com um professor da minha escola que ajudou demais minha vida. Ele separou para mim, de 15 a 30 minutos de estudo para cada matéria. Sim, só isso. Segundo ele o que te faz aprender é a qualidade do estudo e não a quantidade, então 15 minutos estudando sem distrações é melhor que 4 horas "estudando" com 10 conversas no whatsapp e facebook aberto. O mais difícil foi conseguir a parte do "sem distrações" por que eu tenho muita dificuldade em me concentrar (se eu estiver fazendo algo e um mosquito passar eu perco completamente o foco), mas eu consegui, me trancando no meu quarto com as janelas fechadas e usando o headset do meu computador como um abafador de som. Sim, funcionou.
Se preferir, faça grupo de estudos com seus amigos, mas tem que ser para estudar de verdade, pra valer, como se houvesse uma prova em 30 minutos.

Passeios/viagens: A minha escola tem uma certa tradição de levar os alunos do terceiro ano para fazer alguns passeios e até viagens. A principio quando eu descobri isso eu não liguei, deixei de ir à dois e me arrependo muito. Por que? Porque essa é a ultima chance que temos de viajar com os amigos, fazer bagunça no ônibus da escola, cantar Fulano Roubou Pão Na Casa do João, e outras coisas que só tem graça se for num ônibus escolar. Além de servir para descontrair toda essa pressão.

Estudar: Leia novamente o paragrafo sobre estudos.

Ler e Escrever: Parece estranho esse tópico, mas eu sei que é necessário. Não é no sentido de saber ler e escrever e sim no sentido de praticar isso. Como assim? Leia livros (eu recomendo Harry Potter), e mais de um ao mesmo tempo, assim além de treinar a sua leitura e interpretação textual, você treina a sua memória, porque lendo mais de um livro ao mesmo tempo gera a necessidade de lembrar do enredo de um enquanto se lê o outro. E treine sua escrita. Faça textos aleatórios, escreva seu dia em um diário, faça redações com temas que você goste e sem olhar as palavras no google ou no dicionário pra ver como se escreve (faça isso quando acabar o texto). Assim você aprende com os seus próprios erros

Estudar mais um pouco: Volta e estuda mais.

Blusa: Outra tradição da minha escola (e da maioria das escolas do Rio) é a troca de camisa no "terceirão". O que? Quando você está no terceiro, sua turma pode fazer a própria blusa invés de usar o uniforme como todo mundo. Se a sua escola não tem isso, dê essa ideia, é divertida e vai unir a turma quando vocês tomarem a decisão de como vai ser a blusa.

Saúde: Não faz nem um pouco o meu estilo, fazer uma dieta na intensão de emagrecer, mas essa vale a pena. Alimentos ricos em Ômega 3,  ovo (com moderação, claro), alface, maçã, frutas vermelhas, laranja e maracujá, fortalecem a memória e aumentam as funções cognitivas do cérebro. Beber bastante água ajuda a pensar melhor e sempre respirar bem fundo quando estiver fazendo algo importante, assim melhora a oxigenação do cérebro e do organismo por inteiro. Praticar, todos os dias, de 30 a 60 minutos de exercícios físicos moderados, como corrida e bicicleta também é recomendável.

Ajuda: Se mesmo fazendo tudo isso você ainda se sentir nervoso e pressionado, procure alguém que confie para desabafar, até mesmo um psicologo (como eu fiz), uma ajuda médica sempre é bem vinda, porque o psicologo vai saber exatamente o que tem que fazer no seu caso e ajudar especificamente os seus problemas, passar os remédios e atividades que se encaixam no seu perfil e outras coisas. Então não pense duas vezes antes de ir à um psicologo.

Talvez eu faça uma continuação desse post, ou não...Por enquanto é isso minhas nobrezas, Beijos e até a proxima :3  



2 comentários: