19 maio 2014

OMG Faculdade...

You'll find me chasing the sun...

Oi, oi princesos, tudo bom? Esse é o primeiro post do blog e eu passei dias pensando em o que escrever aqui e finalmente apareceu algo interessante o suficiente para um first post.  

Enfim chega de enrolação e vamos ao que interessa. Eu estou no último ano do colégio e naquela fase de "Pra qual faculdade eu vou" e eu coloquei na minha lista agora, faculdades estrangeiras.
No topo está a UBA da Argentina. Por que? Porque na Argentina o custo de vida é melhor e na UBA já tem muitos brasileiros. Eu passei a ler vários posts sobre estudar na Argentina, e quanto mais eu leio, com mais vontade de ir eu fico. Tudo parece ser próprio para o ingresso de brasileiros nessa faculdade (farei um post falando só sobre ela).
É claro que existem suas desvantagens, a maior delas é a Revalidação de diplomas. Simplesmente o Brasil costuma não ser muito hospedeiro com diplomas estrangeiros e como tudo aqui, a burocracia para revalidar o diploma é estrondosa.Algumas faculdades se negam a revalidar (Coisa que está na constituição de ensino) e quando aceitam o diploma demoram até anos para terminar. Lendo um outro blog, eu pude ver que uma universidade do Sul não aceitou o diploma simplesmente porque a faculdade onde o diploma foi tirado não era considerada "famosa". Sim, eles negaram por esse motivo tosco. E nem sempre a revalidação dá certo, porque as nossas faculdades tem um nível de ensino extremamente superior ao da Alemanha, por exemplo, então é claro que um diploma da Alemanha não seria aceito, porque né...

Outra desvantagem óbvia é a barreira linguística. Se você viaja para um novo país, é fácil se virar, mesmo sem saber muito da língua: Fale em inglês que eles entendem. Mas para cursar qualquer coisa no estrangeiro já são outros quinhentos. Os professores só vão falar a língua padrão do país sem nem querer saber se alguém não esta entendendo, então se você pretende cursar algo fora, aprenda bastante sobre a língua de lá.

Mesmo com esses empecilhos eu penso seriamente em ir pra UBA, acho que uma graduação fora ia ser bem melhor pra mim do que fazer a faculdade aqui mesmo, além do fato de eu amar a Argentina (rs) e estar cansada dessas leis toscas e culturas piores do Brasil. Então é isso. Me digam se vocês também iriam para uma faculdade estrangeira se pudessem.
Beijos, e até a próxima :3


Nenhum comentário:

Postar um comentário